sábado, 5 de março de 2011

Vinho é Saúde


Nós, amantes dos vinhos, podemos ficar tranqüilos! São cada vez mais numerosos os estudos que evidenciam os benefícios associados à ingestão regular e moderada desta bebida que há milhares de anos acompanha os momentos prazerosos e festivos da humanidade.

Benefícios já suspeitados e declarados nos ensinamentos de Hipócrates, Pai da Medicina, em 400 a.C.: “O vinho é algo extraordinariamente adequado ao homem, na saúde e na doença, se bebido de acordo com a constituição de cada indivíduo."

Hoje, sabemos que os efeitos do vinho, particularmente dos polifenóis presentes nas cascas e sementes das uvas, podem ser extremamente benéficos para diversos sistemas de nosso organismo, principalmente o cardiovascular. Apesar de ainda haver divergências, diversas pesquisas têm mostrado que a ingestão de pequenas quantidades diárias de vinho (até duas taças) pode diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), proteger as artérias do depósito de gordura em suas paredes (aterosclerose) e aumentar sua resistência e elasticidade, diminuir a agregação das plaquetas impedindo que se formem trombos (obstruções), além de dilatar as artérias possibilitando uma diminuição dos níveis de pressão arterial.

Também são numerosas as pesquisas que sugerem que o vinho pode ser um aliado contra o envelhecimento, o câncer, o diabete, a obesidade, a demência, a cegueira, as infecções, as doenças reumáticas e até para diminuir as indesejáveis manifestações da menopausa.

É importante alertar, porém, para os malefícios associados ao consumo excessivo de álcool, já muito estudados e comprovados, além de esclarecer que não se devem substituir as medidas convencionais efetivas e já estabelecidas, como tratamentos medicamentosos prescritos pelo médico. E que, certamente, nada substitui as práticas e hábitos consagrados como praticar exercícios regularmente, manter uma dieta saudável e manter acompanhamento médico periódico.

Portanto, o vinho pode e deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas, proporcionando, além dos benefícios orgânicos, o extraordinário prazer de se desvendar a melhor, mais complexa e sofisticada das bebidas.

Talvez por isso, ao brindar dizemos: “SAÚDE”!

Renato Rossbach

Um comentário: