sábado, 31 de dezembro de 2011

Paciência

Ah! se vendessem paciência nas farmácias e supermercados...
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia. Por muito pouco a madame que parece uma "lady", solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais", e o bem comportado executivo, "o cavalheiro", se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda tumultuar.

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça", aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice,. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela Internet estava demorando para dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça inconformado. Vi uma moça abrindo um email com um texto maravilhoso do Jabor e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais...

Pobre de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus, sem tempo para o amor, talvez 40 minutos para o sexo, sei lá, quem sabe uns 15 minutos..., a paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.

Pergunte para alguém que você saiba que é "ansioso demais", onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta. E você? Onde você quer chegar? Está correndo tanto para que? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu ler até aqui???

Respire...acalme-se...o mundo está apenas na sua primeira volta e com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência. Pense nisso!
Lá vem o sol....

Eu acredito em você

Paulo Roberto Gaefke

De coração pra coração...

Recados para Orkut


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Pense...

A força que você tem dentro de si...

é fonte geradora de energia, de vida e de amor.

Para ela não existe tarefa impossível.

Renove a cada dia a força interior e agradeça a Deus,

por esse dom que lhe dá infinita paz...

e capacidade de superar qualquer obstáculo.

Refletindo sobre os olhos

Certa vez uma senhora olhou as esposas de pastores de uma certa igreja, estavam todas sentadas juntas, e comentou:
“Olha só que coisa, pensam que são melhores que as outras pessoas, não se misturam!”


No mesmo dia, outra senhora vendo a mesma cena comentou:
“Olha só que lindo! Todas as esposas sentadas juntas, isso que chamo de união!”


Em outra ocasião, a esposa do pastor estava bem arrumadinha e uma senhora comentou com a que estava a seu lado:
“Olha só, sempre arrumadinha, quer aparecer…”


Uma jovem olhou para a mesma esposa e comentou:
“Quero ser como ela! Mulher de Deus, linda por dentro e por fora.”


Um dia, mudaram os pastores daquela igreja e a nova esposa chegou para a reunião, mas ela não havia tido tempo de ir em casa se arrumar. A mesma senhora olha para a nova esposa e comenta com a amiga:
“Olha só que coisa mais feia, que falta de consideração, nem se arrumou para vir à igreja. Envergonhando a Deus e ao marido dela!”


Uma jovem a olha e pensa:
“Ela parece cansada, que Deus lhe dê forças.”


Sabe qual a moral da história?

“Se seus olhos forem bons, todo seu corpo será luminoso.”

“Os lábios falam do que está cheio o coração.”

Tempo pra Jesus

Então me ajoelhei para orar, mas não por muito tempo, tinha muito para fazer.

Tive que apressar-me e ir trabalhar já que as cobranças logo estariam diante de mim.

Dei um salto e meu dever cristão estava concluído.

Minha alma pode então descansar em paz. Em todo o dia não tive tempo de falar uma palavra de encorajamento, nem de falar de Jesus aos meus amigos; iriam rir de mim e eu ficaria com medo. Não há tempo, não há tempo. Há muito que fazer. Essa era a minha reclamação constante. Não há tempo para dar-lhe as almas necessitadas, só na última hora, a hora da morte.

Então parei em pé diante do Senhor, o vi e permaneci de cabeça baixa, já que em Suas mãos ele segurava um livro, o livro da vida. Deus deu uma olhada no seu livro e disse: "Não posso encontrar o teu nome, uma vez estive a ponto de anotá-lo, mas nunca encontrei o tempo."

Que Deus te abençoe e te guarde.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aonde estão os seus olhos?

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e "chegado a conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou: "Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!".

O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo:- "Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos , nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água".

- "Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!".
- "Se você quiser, vai conseguir, sim" - disse o mestre.

O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água.

O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz:

-"Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida ou uma tragadinha no cigarro?

-"Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo"...

O mestre sorri, e diz:
"- Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida".

"Os meus olhos se elevam continuamente no Senhor, pois ele me tirará o laço dos meus pés." (Sal. 25:15 )

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A urgência de viver

"O que você fez hoje é muito importante,
porque você está trocando um dia de sua vida por isso."

Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito,
num mundo que só nos dá um dia de cada vez,
sem nenhuma garantia do amanhã.

Enquanto lamentamos que a vida é curta,
agimos como se tivéssemos à nossa disposição,
um estoque inesgotável de tempo.

Esperamos demais para dizer as palavras de perdão
que devem ser ditas, para deixar de lado os rancores
que devem ser expulsos, para expressar gratidão,
para dar ânimo, para oferecer consolo.

Esperamos demais para ser generosos,
deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.

Esperamos demais para ser pais de nossos filhos pequenos,
esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos,
quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.

Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos.
Quem sabe, quão logo será tarde demais?

Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas,
ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente,
enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.

Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para
atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.

Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenhar no palco.

Deus também está esperando nós pararmos de esperar. Esperando que comecemos a fazer agora, tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.

É hora de VIVER...

(Henry Sobel)

Lixos existenciais

Se é verdade que a cada dia basta a sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores? Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora...

Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora. Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado.

As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar. Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos. Ainda bem.

Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos, dos caminhos que atravessamos. Não podemos nos esquecer nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas. Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossa vida, muitas vezes sem saber.

O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota.

Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu, dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir toda uma vida. As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência.

Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer: eu não preciso mais disso, isso aqui não me traz nenhum benefício e eu posso viver sem.

E quando só ficarem as lembranças das festas, do bem que nos fizeram, das rosas secas, mas carregadas de amor, mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros. Seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados mesmo por aqueles que já nos amam.

Não é a expressão do rosto que mostra o que vai dentro do coração? De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atrativos e as coisas boas começarão a acontecer.

Luz atrai, beleza atrai. Tente a experiência!... Sua vida é única e merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja rica e feliz.

Letícia Thompson

Eu te agradeço - Marco Aurélio

Pelas vezes em que eu me perdi, e o Senhor me achou
Pelos erros que eu cometi, e o Senhor perdoou
Pelas vezes que em me entristeci, o Senhor me alegrou
Pelas lágrimas que derramei, e o Senhor enxugou...

Eu Te agradeço,
Pelas vezes que em me enfureci, o senhor me acalmou
Pelas as vezes em que te ofendi, e o Senhor relevou
Nos momentos em que me afastei, o Senhor me encontrou
Pelas vezes que eu quase cai, e o Senhor me salvou...

Eu Te agradeço, por esta chance, de ir em frente, de ser feliz
Humildemente, eu Te agradeço, por estar vivo, por existir
Eu Te agradeço, por ter certeza, que a liberdade, pode existir
Eu Te agradeço, pela esperança, que me dá forças, de prosseguir...

Humildemente, eu Te agradeço, por estar vivo, por existir
Eu Te agradeço, pela esperança, que me dá forças, de prosseguir
Por vir comigo, no meu caminho, e neste instante, estár aqui.

Para o resto de nossas vidas

Existem coisas pequenas e grandes, coisas que levaremos para o resto de nossas vidas. Talvez sejam poucas, quem sabe sejam muitas, depende de cada um, depende da vida que cada um de nós levou.

Levaremos lembranças, coisas que sempre serão inesquecíveis para nós, coisas que nos marcarão, que mexerão com a nossa existência em algum instante.

Provavelmente iremos pela a vida a fora colecionando essas coisas, colocando em ordem de grandeza cada detalhe que nos foi importante.

Cada momento que interferiu nos nossos dias, que deixou marcas, cada instante que foi cravado no nosso peito como uma tatuagem.

Marcas, isso... Serão marcas, umas mais profundas, outras superficiais porém com algum significado também.

Guardaremos dentro de nós e que se contarmos para terceiros talvez não tenha a menor importância, pois só nós saberemos o quanto foi incrível vivê-los.

Poderá ser uma música, quem sabe um livro, talvez uma poesia, uma carta, um e-mail, uma viagem, uma frase que alguém tenha nos dito num momento certo.

Poderá ser um raiar de sol, um buquê de flores que se recebeu, um cartão de natal, uma palavra amiga num momento preciso.

Talvez venha a ser um sentimento que foi abandonado, uma decepção, a perda de alguém querido, um certo encontro casual, um desencontro proposital.

Quem sabe uma amizade incomparável, um sonho que foi alcançado após muita luta, um que deixou de existir por puro fracasso.

Pode ser simplesmente um instante, um olhar, um sorriso, um perfume, um beijo.

Para o resto de nossas vidas levaremos pessoas guardadas dentro de nós.

Umas porque dedicaram um carinho enorme, outras porque foram o objeto do nosso amor, ainda outras por terem nos magoado profundamente.

Quem sabe haverão algumas que deixarão marcas profundas por terem sido tão rápidas em nossas vidas e terem conseguido ainda assim plantar dentro de nós tanta coisa boa.

Lá na frente é que poderemos realmente saber a qualidade de vida que tivemos, a quantidade de marcas que conseguimos carregar conosco e a riqueza que cada uma delas guardou dentro de si.

Bem lá na frente é que poderemos avaliar do que exatamente foi feita a nossa vida, se de amor ou de rancor, se de alegrias ou tristezas, se de vitórias ou derrotas, se de ilusões ou realidades.

Pensem sempre que hoje é só o começo de tudo, que se houver algo errado ainda está em tempo de ser mudado e que o resto de nossas vidas de certa forma ainda está em nossas mãos.

Texto: Martha Medeiros

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A honra também se ensina

É comum, em nossos dias, ouvirmos reclamações por parte de pessoas que se sentiram desrespeitadas em seus direitos.

É o médico que marca uma hora com o paciente e o deixa esperando por longo tempo, sem dar satisfação.

É o advogado que assume uma causa e depois não lhe dá o encaminhamento necessário, deixando o cliente em situação difícil.

É o contador que se compromete perante a empresa em providenciar todos os documentos exigidos por lei e, passados alguns meses, a empresa é autuada por irregularidades que este diz desconhecer.

É o engenheiro que toma a responsabilidade de uma obra, que mais tarde começa a ruir, sem que este assuma a parte que lhe diz respeito.

É o político que promete mundos e fundos e, depois de eleito, ignora a palavra empenhada juntos aos seus eleitores.

Esses e outros tantos casos acontecem com freqüência nos dias atuais.

É natural que as pessoas envolvidas em tais situações, exponham a sua indignação junto à sociedade, e reclamem os seus direitos perante a justiça.

Todavia, vale a pena refletirmos um pouco sobre a origem dessa falta de honradez por parte de alguns cidadãos.

Temos de convir que todos eles passaram pela infância e, em tese, podemos dizer que não receberam as primeiras lições de honra como deveriam.

Quando os filhos são pequenos, não damos a devida atenção às suas más inclinações ou, o que é pior, as incentivamos com o próprio exemplo.

Se nosso filho desrespeita os horários estabelecidos, não costumamos cobrar dele uma mudança de comportamento.

Se prometem alguma coisa e não cumprem, não lhes falamos sobre a importância da palavra de honra.

Assim, a palavra empenhada não é cumprida, e nós não fazemos nada para que seja.

Ademais, há pais que são os próprios exemplos de desonra. Prometem e não cumprem. Dizem que vão fazer e não fazem. Falam, mas a sua palavra não tem o peso que deveria.

É importante que pensemos a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos.

É imprescindível que passemos aos filhos lições de honradez.

Ensinar aos meninos que as irmãs dos outros devem ser respeitadas tanto quando suas próprias irmãs.

Que a palavra sempre deve ser honrada por aquele que a empenha.

Ensinar o respeito aos semelhantes, não os fazendo esperar horas e horas para só depois atender como que estivéssemos fazendo um grande favor.

Enfim, ensinar-lhes a fazer aos outros o que gostariam que os outros lhes fizessem, conforme orientou Jesus.

Pense nisso!

Não há efeito sem causa. Todo efeito negativo, tem uma causa igualmente negativa.

Por essa razão, antes de reclamar dos efeitos, devemos pensar se não estamos contribuindo com as causas, direta ou indiretamente.

Momento espírita

Um recado...

"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (John Lennon)

"Eduque seu filho para ser feliz e não para ser rico, assim ele saberá o verdadeiro valor das coisas e não seu preço". (Dan Soares)

domingo, 25 de dezembro de 2011

Céu & Inferno

Conta-se que um dia um samurai, grande e forte, conhecido pela sua índole violenta foi procurar um sábio monge em busca de respostas para suas dúvidas.

- Monge, disse o samurai com desejo sincero de aprender, ensina-me sobre o céu e o inferno.

O monge, de pequena estatura e muito franzino, olhou para o bravo guerreiro e, simulando desprezo, lhe disse:
- Eu não poderia ensinar-lhe coisa alguma, você está imundo. Seu mau cheiro é insuportável. Ademais, a lâmina da sua espada está enferrujada. Você é uma vergonha para a sua classe.

O samurai ficou enfurecido. O sangue lhe subiu ao rosto e ele não conseguiu dizer nenhuma palavra, tamanha era sua raiva. Empunhou a espada, ergueu-a sobre a cabeça... e se preparou para decapitar o monge.

- "Aí começa o inferno", disse-lhe o sábio.

O samurai ficou imóvel. A sabedoria daquele pequeno homem o impressionara. Afinal, arriscou a própria vida para lhe ensinar sobre o inferno. O bravo guerreiro abaixou lentamente a espada e agradeceu ao monge pelo valioso ensinamento. O velho sábio continuou em silêncio. Passado algum tempo o samurai, já com a intimidade pacificada, pediu humildemente ao monge que lhe perdoasse o gesto infeliz.

Percebendo que seu pedido era sincero, o monge lhe falou:
- "Aí começa o céu".

Para nós, resta a importante lição sobre o céu e o inferno que podemos construir na própria intimidade. Tanto o céu quanto o inferno, são estados de alma que nós próprios elegemos no nosso dia-a-dia. A cada instante somos convidados a tomar decisões que definirão o início do céu ou o começo do inferno.

É como se todos fôssemos portadores de uma caixa invisível, onde houvesse ferramentas e materiais de primeiros socorros. Diante de uma situação inesperada, podemos abri-la e lançar mão de qualquer objeto do seu interior. Assim, quando alguém nos ofende, podemos erguer o martelo da ira ou usar o bálsamo da tolerância.

Visitados pela calúnia, podemos usar o machado do revide ou a gaze da autoconfiança.

Quando injúria bater em nossa porta, podemos usar o aguilhão da vingança ou o óleo do perdão.

Diante da enfermidade inesperada, podemos lançar mão do ácido dissolvente da revolta ou empunhar o escudo da fé.

Ante a partida de um ente caro, nos braços da morte inevitável, podemos optar pelo punhal do desespero ou pela chave da aceitação.

Enfim, surpreendidos pelas mais diversas e infelizes situações,poderemos sempre optar por abrir abismos de incompreensão ou estender a ponte do diálogo que nos possibilite uma solução feliz.

A decisão depende sempre de nós mesmos. Somente da nossa vontade dependerá o nosso estado íntimo. Portanto, criar céus ou infernos, portas lá dentro da nossa alma, é algo que ninguém poderá fazer por nós.

Pense nisso! Sua vontade é soberana.

Sua intimidade é um santuário do qual só você possui a chave.

Preservá-la das investidas das sombras e abrí-la para que o sol possa iluminá-la só depende de você.

Papai Noel pelo mundo

O Papai Noel recebe diferentes denominações pelo mundo.

Veja algumas delas:

Em Portugal é chamado de Pai Natal.

Na Alemanha, é denominado Kriss Kringle, a Criança do Cristo.

Père Noël, na França

Papa Noel em muitos países de língua espanhola.

Santa Claus, no Estados Unidos e Canadá

Na Inglaterra, é chamado Father Christmas, tendo ainda o casaco e barba mais longos.

Na Costa Rica, Colômbia e partes do México é chamado El Nino Jesus.

Na Suécia é Jultomten.

Na Holanda, é chamado Kerstman.

Na Finlândia, Joulupukki.

Na Rússia, é chamado Grandfather Frost or Baboushka.

Na Itália, Belfana ou Babbo Natal.

No Japão, é conhecido como Jizo.

Na Dinamarca, Juliman.

Em Porto Rico, as crianças recebem presentes no dia 6 de janeiro, Dia de Reis (reis magos Melchor, Gaspar e Baltasar)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Para você desejo

Tudo pode ser como você imagina

Em um universo menor do que o átomo estão chaves para elucidar questões existenciais do ser humano e mistérios do cosmo. Para quem explica o mundo e a vida apoiado nas ideias da mecânica quântica, a cada instante podemos modificar as coisas ao nosso redor e a nosso favor. E isso é só o começo de um poderoso conhecimento que está ao alcance de todos.

O que é realidade? Deus existe? Quem sou eu?

Ao longo dos séculos, o ser humano buscou na filosofia, na religião e na espiritualidade, resposta para suas dúvidas cruciais. Agora é a vez da ciência lançar novas luzes sobre os mistérios do Universo e da mente. Estudos da física e da matemática convergem em um ponto: há uma força inteligente e superior, presente em tudo e todos, ligando o Universo.

Para desvendar os segredos do chamado mundo real, cientistas voltam o olhar para a mecânica quântica - o ramo da física que estuda os fenômenos ocorridos no nível mais elementar da matéria: o das partículas subatômicas (menores que o átomo).

Descoberta no fim do século 19, a teoria quântica chacoalhou o mundo científico ao questionar o determinismo da física clássica, proposta por Isaac Newton (1643-1727), até então tida como definitiva. Esse mergulho no minúsculo abriu horizontes nunca antes observados. Com base nesse campo da física, pesquisas em áreas como astronomia, bioengenharia, cibernética e telecomunicações ganharam alento.

E mais: na escala microcópica do Universo estaria o código para compreender o cosmo, a vida e a mente.

Entre conceitos surpreendentes um se destaca: a realidade é subjetiva e apenas existe em função do observador. Ou seja, só há realidade se houver alguém para construí-la. Essa teoria desmonta a distinção entre realidade e imaginação.

Diferentemente do que fomos condicionados a acreditar, o mundo externo não é mais real do que o interno e o homem tem mesmo a seu dispor a possibilidade de controlar os acontecimentos ao redor.

A nova ciência diz: o que acontece dentro de cada um cria e dá forma ao que acontece fora. Nossa percepção é, em última instância, a geradora do que se entende por mundo real. Então vem a pergunta inevitável: o que é a realidade? Há diferença entre a maneira como percebemos o mundo e sua veradeira natureza?

A vida tem um ilimitado leque de escolhas. A mecânica quântica permite que o intangível fenômeno da liberdade seja incorporado à natureza humana. Portanto, o mundo à nossa volta pode ser interpretado como um campo de possibilidades infinitas.

"Existem realidades paralelas e vivemos apenas em uma delas. Cada um de nós vive uma diferente dimensão do mundo real, que se desenrola de forma simultânea, mas não necessariamente idêntica", afirma por sua vez, o filósofo Mário Sérgio Cortella, consultor de ética, educação e gestão do conhecimento e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Se temos essa capacidade de escolher a realidade, por que então optamos por algo desfavorável? Por que entramos em relacionamentos frustrantes, optamos por trabalhos pouco satisfatórios, caímos frequentemente em círculos viciosos de tristeza e dor?

Na verdade, nossa interpretação do mundo é sempre colorida por percepções e experiências anteriores. Ou seja, criamos a realidade de acordo com nossos antecedentes emocionais. A dificuldade do cérebro em se distanciar de algo provado anteriormente tem um mecanismo já conhecido. As células nervosas, os neurônios, possuem ramificações para se conectar em redes, e a cada pensamento ou sentimento, várias conexões se formam nessa vasta teia. Por exemplo, o amor. Não é um conceito genérico, e sim pessoal: a ideia está guardada numa vasta rede de associações neurológicas e participa de um encadeamento de muitas possibilidades. Por isso, algumas pessoas associam paixão a desapontamento e traição, só para citar percepções possíveis. Quando pensam no amor, experimentam a memória da dor, da mágoa ou até da raiva.

Outro experimento capaz de demonstrar como as respostas emocionais nos influenciam em nível quântico foi o do pesquisador japonês Masaru Emoto. Com um microscópio ultrapotente, ele observou e fotografou as formas indefinidas de moléculas de água retirada de uma represa. Após ter sido benzida por um monge zen-budista, a mesma água apresentou cristais com contornos harmoniosos. Belos desenhos também apareceram nas moléculas de água destilada guardada em garrafas etiquetadas com dizeres como 'obrigado' e 'amor'. Assim, Emoto sugeriu: se a água reage a eventos não físicos, como oração, intenção e pensamento, o mesmo pode ocorrer com o corpo humano - composto por 70% de água. Essas são apenas algumas chaves oferecidas pela ciência para elevar nosso relacionamento com o mundo e com nós mesmos.

Existem várias formas de realidade em potencial, que podemos escolher, e o pensamento é capaz de modificar o mundo de forma consciente - e consistentemente. "Cada direção que você toma no espaço leva a uma diferente possibilidade, como no universo subatômico", diz o físico e escritor Fred Alan Wolf, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Wolf lembra um conceito proposto na Grécia antiga pelo filósofo Platão: "Ele dizia que existe um mundo ideal, do qual o mundo real não passa de uma cópia tosca". Segundo os princípios da física quântica, na verdade uma ciência de possibilidades, podemos a cada momento melhorar a qualidade dessa cópia.

Wilson F. D. Weigl
Fonte: Bons Fluidos - Nº 79 - Dez/2005

Com Rubens Alves

"... PENSAR QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS,

QUE NÃO SOMOS OS ÚNICOS SERES QUE IMPORTAMOS,

QUE ESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS É MISTERIOSO,

TODAS AS COISAS VIVAS LIGADAS UMAS ÀS OUTRAS,

PARTE UM MESMO CORPO..."


RUBEM ALVES

Das Utopias - Mário Quintana

"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!"

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

50 idéias para uma vida mais feliz

1 - Pedale pela cidade.

2 - Tenha bichos de estimação.

3 - Mude a perspectiva.

4 - Deixe-se levar.

5 - Garimpe em sebo.

6 - Troque.

7 - Faça suas roupas.

8 - Entre descalço.

9 - Pratique cafuné.

10 - Flutue no ar.

11 - Deixe um livro na rua.

12 - Ouça os pássaros.

13 - Inverta seu horizonte.

14 - Veja diferente.

15 - Seja cidadão.

16 - Desbrave seu potencial.

17 - Respire no alto.

18 - Molde a alma.

19 - Tire uma soneca.

20 - Exercite a paciência.

21 - Experimente o diferente.

22 - Escreva a mão.

23 - Passeie com seu cachorro.

24 - Pise na grama.

25 - Deixe a TV fora do ar.

26 - Repense seus hábitos.

27 - Doe sangue.

28 - Ajude a todos.

29 - Sintonize a natureza.

30 - Ande a cavalo.

31 - Exercite-se ao ar livre.

32 - Plante uma arvorezinha.

33 - Vá ao barbeiro.

34 - Anote suas emoções.

35 - Medite andando.

36 - Abrace mais.

37 - Alfabetize um aluno.

38 - Conviva com os vizinhos.

39 - Guarde sua história.

40 - Desligue seu celular.

41 - Descubra os animais.

42 - Envie cartas.

43 - Espreguice com calma.

44 - Escale uma árvore.

45 - Desfrute as bibliotecas.

46 - Tire a roupa.

47 - Fique descalço.

48 - Seja gentil.

49 - Adote um vira-lata.

50 - Curta o sol.

Extraído: Vida Simples - Especial/Abril

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A intolerância

As flores toleram as abelhas, mesmo se estas lhes tiram o néctar, mesmo se, por vezes, por acidente, uma pétala se machuca.

A natureza tolera os ventos que arrastam folhas e quebram os galhos, tolera as torrentes e correntes que não perguntam o que carregam na sua passagem.

A própria lua tolera as mudanças e acolhe serenamente cada fase com dignidade.

Só nós, humanos e racionais, somos assim intolerantes com a vida, com o próximo, com o que nos acontece, com o que deixa de nos acontecer, com as diferenças e os diferentes que mal suportamos.

Damos de nós e queremos ficar inteiros; recebemos e queremos continuar os mesmos, abastados do nosso eu, sem as máculas dos pecados que nos deixariam iguais a todo mundo.

Queremos amar o que nos é próximo, pois que nos disseram "ama a teu próximo" sendo que esse outro deve ser uma correspondência daquilo que somos. O que é diferente nos decepciona e nos faz sofrer.

Por isso cobramos tanto dos outros e permitimos que essa negra nuvem encha nossa alma de tristeza ao depararmos com ações e reações diferentes das que esperamos.

Mas não é amar tolerar que o outro seja outro e aceitar com resignação e alegria até que, mesmo nos possíveis deslizes, esse encha nossa vida de novos ares e novas flores?!

A tolerância é uma incontestável prova de amor e de humildade; é o eu que se inclina para se reerguer mais rico, mais pleno, mais aberto, mais solto e mais livre.

Mais livre!!! E por isso mesmo mais feliz!

Ser flexível na vida não é se curvar. É simplesmente abrir-se como abrem-se nossas janelas para que o sol entre e ilumine nosso recinto. É um ceder que nos enobrece, pois nos permite degustar da vida nos seus mínimos detalhes.

Letícia Thompson

Enquanto é Natal

Enquanto é Natal...
deixe o espírito da generosidade se espalhar,
não se esqueça dos desvalidos que nada tem,
que esperam pelo pão como em todos os dias do ano.

Aqueles que cruzamos e parece que não vemos,
os pedintes de toda a sorte que esquecemos.

Enquanto é Natal...
deixe o espírito da solidariedade se espalhar.

Visite o doente esquecido no leito de um hospital,
o albergado que se esconde da miséria,
o presidiário recluso, esquecido, desiludido,
o idoso recolhido no asilo das nossas emoções.

Enquanto é Natal...
deixe o espírito da perseverança se espalhar,
sem esquecer de mais de 1 bilhão de pessoas passam fome,
e não será diferente nessa noite.

Enquanto alguns se fartam em mesas onde sobram alimentos,
os pobres esperam pela migalha que cai ao chão,
restos da nossa hipocrisia.

Se comemoramos o aniversário de Jesus,
porque não agimos como Ele?

Porque não sair pelas ruas buscando os doentes,
dividindo o pão, curando enfermos da alma,
conversando sobre as coisas do céu,
mostrando uma parte do caminho,
revelando um pouco da verdade,
levando a vida,
como Ele fez.

Enquanto é Natal...
Seja luz,
distribua o seu melhor, espalhe a boa Nova,
Ele vive e está entre nós,
buscando quem tenha olhos de ver,
corações dispostos ao trabalho de plantar esperanças,
semear amor para colher um mundo melhor.

Enquanto é Natal..., feliz Natal.

Ele acredita em você!

Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quem dobrou seu pára-quedas hoje?

Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
— Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
— Sim, como sabe?, perguntou Plumb.
— Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?"
Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
— Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje."
Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando e perguntando-se:

Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse Bom Dia? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro.

Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia:
— Quem dobrou seu pára-quedas hoje?
Todos temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e até um espiritual.
Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido.
Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém, ou ainda simplesmente de dizer algo amável.
Que tal a partir de hoje procurarmos dar conta de quem prepara nosso pára-quedas de cada dia e agradecer-lhe???
Mesmo que não tenhamos as melhores palavras, algo de importante a dizer, é conveniente, salutar e primordial, ao menos dizermos BOM DIA, Obrigado por este sorriso, Obrigado por este café, por este momento.... etc etc etc...
Com certeza, se todos nós, a cada momento, nos preocuparmos com os pára-quedas dos próximos, TODOS lucraremos. Todos precisamos uns dos outros...
Às vezes as coisas mais importantes da vida dependem apenas de ações simples. Só um telefonema, um sorriso, um agradecimento, um singelo OBRIGADO.

Autoria desconhecida

domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma oração para mim

Que eu tenha a força de ser eu mesmo, sempre

Que eu possa fazer o bem, sem saber o porquê

Que eu nunca pense, que esse alguém irá me retribuir

Que eu possa ver a luz do dia numa montanha cheia de flores

Que eu possa ouvir passarinhos cantando

Que eu possa ver a imensidão azul do céu

Que eu descubra, brincando, o formato das nuvens

Que eu possa valorizar a alma da criança que existe em mim

Que eu possa brincar como uma...

Que ao me levantar, enxergue a "Luz" através do sol

Que diga com amor, o bom dia de cada dia

Que a minha presença seja sentida, amiga

Que eu fale sempre o que sinto, como o aroma de absinto, que é leve e encantador

Que quando estiver no campo... a luz do luar caia sobre meus cabelos

Que meu pranto só seja de alegria

Que eu sinta o perfume do orvalho sobre a relva nas noites frias de inverno

Que eu possa me agasalhar no coração do meu amor quando sentir frio

Que eu esteja ao seu lado nos dias alegres de verão

Que eu possa andar na praia e pegar conchinhas

Que a grandeza do mar seja a energia que recarrega minh´alma

Que a minha existência faça diferença

Que minhas palavras sejam amáveis e doces e lembrem os brancos cafezais

Que sejam ouvidas de forma leve, suave, sublime, como anjos cantando

Que eu possa fazer da minha luz o candeeiro de outros

Que eu saiba ser sozinho, mesmo na multidão

Que eu possa andar descalço, de pés no chão

Que eu sinta o calor e o frescor da terra molhada com cheiro de chuva

Que eu possa entender o amor dos que não sabem demonstrar o amor que sentem

Que eu saiba ser desapegado do amor dos que não sabem amar

Que eu possa entender que nem todos podem me amar

Mas que eu ame a todos sem distinção...

... com toda a força e luz

... do amor que existe em mim.

Pra você...

"Mesmo que você se considere um grão de areia,

seja um grão de areia que reflete a luz do sol."

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aprendendo...

Da mesma maneira que a farinha precisa de fermento para formar o pão a mente humana precisa do otimismo para poder crescer e alimentar o espírito.

Para avançar no caminho do sucesso, é preciso não ter medo dos obstáculos. Pensando positiva e firmemente, todas as barreiras poderão ser vencidas e a estrada parecerá sempre plana e reta.

A vida terrena de uma pessoa poder ser resumida na seqüência de esforços feitos para estabilizar sua alma e dominar os percalços que o acaso lhe põe no caminho.

O homem que possui a mente já estabilizada, jamais deixa de lutar contra aqueles que a têm ainda instável. A vitória dependerá, em qualquer caso, do bom senso e do poder desenvolvido pelo próprio equilíbrio emocional.

Ter crenças é fundamental. A grande força das crenças é dar aos homens a esperança e todas as representações mentais que implicam no sentido da felicidade. As crenças e o conhecimento precisam caminhar de mão dadas: enquanto as crenças orientam as idéias, os sentimentos e a própria conduta, o conhecimento constitui o grande fator de progresso, seja este individual ou coletivo.

A vida é o que de mais natural pode existir. Por isso, não se deve viver confinado no que é fútil e artificial. O artificialismo e a falta de naturalidade são os melhores e mais fácies caminhos para a frustração e a tristeza.

O amor elimina a necessidade de dualidade: deixa de existir o tu e o eu, assim como o meu e o teu.

A maior de todas as obras-primas da natureza é exatamente a mulher, pois nela existe a beleza, a sensibilidade e a capacidade de repetir o seu eu em uma nova pessoa.

O amor faz a fusão de duas energias e é por isso que dois seres que se amam podem dizer que são duas mentes com o mesmo pensamento e dois corações pulsando como se fossem um só.

O ser humano estará mais perto do pleno desenvolvimento astral quando puder dizer que no diário de sua vida só estão inscritas boas ações.

Nada é inútil no que diz respeito ao aprendizado. É melhor aprender o que muitos acham ser inútil, do que não aprender nada.

Poucos homens aprendem a ser felizes e menos ainda ensinam aos outros o caminho da felicidade.

É preciso sonhar. Sem sonhos ninguém é capaz de viver.

É preciso ser sério, mas, de vez em quando, é necessário deixar que pensamento voe livre e leve como uma borboleta, através de sonhos impossíveis.

Bloquear a imaginação é como fechar a porta da percepção astral e prender a mente em uma cela escura.

Tome cuidado para não confundir resignação com covardia. Se houver a menor possibilidade de luta e vitória, a obrigação é lutar.

Pensar constantemente na felicidade faz com que o homem melhor se aproxime da possibilidade da alcançá-la.

Deve-se realizar o máximo todos os dias e viver o mais intensamente possível cada instante. É preciso lembrar que a vida terrena é curta demais para tudo quanto se tem de fazer aqui.

Vídeo: Mensagem de Natal - Celine Dion

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aprendizado para vencer...

Frutos do Sucesso

- O que estás fazendo? perguntou um Mestre ao discípulo visivelmente cansado.

- Estou terminando o engarrafamento do fertilizante que criei para fazer crescerem fortes e viçosas as Árvores do Sucesso. Quem comer os seus frutos será, com certeza, alguém bem sucedido.

- Bom saber que estiveste empenhado em serviço para o bem do próximo, disse o Mestre.

Sorrindo com satisfação, saiu o discípulo em direção a verdes campos para cumprir a tarefa que se havia atribuído.

Passado um bom tempo, novamente ambos se encontraram e, desta vez, estava o discípulo com sinais de grande desapontamento.

- Por que estás tão cabisbaixo, filho?

- Ora, Mestre... foram tantos os que comeram os frutos das Árvores do Sucesso e até hoje não tive notícia de que alguém o alcançou.

- Como fizeste todo o serviço? perguntou o Mestre.

- Bem... juntei Sementes de Desejo de Vencer a Sementes de Disposição para o Trabalho, de Amor à Prosperidade, de Fé em Deus e de Tempo Suficiente para Orar.

Em seguida coloquei todas num forte chá, feito com verdes Folhas de Esperança e saí regando as terras das Árvores do Sucesso. Todas cresceram fortes e com belos frutos, mas aqueles que os comeram não tiveram o resultado que era de se esperar: o sucesso não aconteceu.

O Mestre ouviu atentamente a narrativa e finalmente disse:
- Não te desanimes, filho.

Começa tudo de novo já que agora está mais fácil: é só regar as terras novamente.

- Mas lembra-te de juntar ao fertilizante a ÚNICA semente que faltou.

- Qual foi ela, Mestre?, perguntou o discípulo, muito intrigado.

Respondeu o Mestre:
- Filho, tu esqueceste a Semente da Confiança dos Homens em Si Mesmos.

Silvia Schmidt

Vídeo: Lições que aprendi...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Caminhos

São muitos os caminhos...

Caminhos tranquilos, plenos de flores, transitados sem problemas nem esforço.

Caminhos tortuosos, difíceis, cheios de pedregulhos, de aspereza e dificuldades.

Caminhos fáceis que conduzem a abismos profundos, como gargantas abertas no verde da selva.

Caminhos desconhecidos, que conduzem à alturas imensuráveis, margeando a montanha.

Caminhos de lama, após a chuva torrencial.

Caminhos áridos, na terra castigada pelo sol ardente.

Caminhos ásperos, cheios de ervas daninhas e espinheiros.

Caminhos curtos. Caminhos longos.

Em verdade, todos os caminhos têm algo em comum: o de permitirem ao viajante chegar a algum lugar. Assim, o mais importante não é escolhê-lo por sua beleza, facilidade ou comprimento. O mais importante é saber onde se pretende chegar.

Na Terra, todos andamos por várias vias: as da comodidade, dos prazeres, das facilidades. São os caminhos curtos, fáceis e que conduzem o ser às bocas escancaradas dos abismos das paixões.

Existem aqueles que, de forma egoísta, preferem caminhar solitários e se perturbam após exaustiva marcha. Os maus seguem trilhas suspeitas e se perdem em sombras.

Os que se afeiçoam ao bem seguem os caminhos da esperança e se iluminam. São vias de dificuldades, de tormentos e de dissabores. Caminhos espinhosos e difíceis, mas que dão acesso a portos de paz.

São eles que permitem ao homem alcançar as paragens superiores do bem que nunca morre e do amor que sempre dura.

Os servidores da caridade escolhem roteiros de ação constante pelo bem ao próximo e alcançam lugares de ventura. A opção é individual e cada um a realiza de acordo com os sonhos e ideais acalentados na alma e os valores que carregue em sua intimidade.

Alcançar a felicidade breve e fugaz ou conquistar a alegria perene é decisão pessoal.

Na diversidade de tantos rumos, os homens se perturbam ou se tornam livres.

Contudo, não há ninguém que siga pelos caminhos de Jesus e que não deixe de alcançar o fim que almeja: a felicidade integral.

Hoje como ontem, Jesus, o Mestre incomparável, prossegue convidando o Seu rebanho, desejando atrair todos para Si. O Seu convite perene é para que nos acerquemos Dele usufruindo de paz, alcançando a esperança e trabalhando sempre.

* * *
Ante a falta de tempo de que tanto reclamamos, face aos inúmeros quefazeres do dia-a-dia, é necessário parar para revisar e repensar Jesus.

Retornar aos Seus caminhos e percorrê-los com ternura é tarefa inadiável ao ser humano. Assim procedendo, com certeza haveremos de experimentar o calor da Sua presença e a presença do Seu amor.

Ninguém há que possa prescindir de Jesus, escolher outros caminhos e ser feliz.

Redação do Momento Espírita

Receitas para dulcificar o coração

Há criaturas sempre insatisfeitas com os talentos que possuem.

Queixam-se da saúde, mas não se incomodam com as regras básicas de higiene;
lamentam as dificuldades econômicas, porém esquivam-se do esforço de novas conquistas.

Descontentes, fazem da reclamação rotineira um permanente estado de espírito, sofrendo, em consequência, os dissabores das desarmonias emocionais.

Na busca de melhor adaptação aos desafios existenciais, agradeçamos a Deus o que somos e o que possuímos, sem desprezar, no entanto, a capacidade de lutar em prol de melhor colocação no mercado de trabalho e de aprimorar atitudes que nos satisfaçam as exigências espirituais.

O inconformismo e o comodismo são ervas daninhas a parasitar-nos os sentimentos.

Vitor Ronaldo Costa

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Citando Quintana

"A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão...

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las.
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas
!"

Mário Quintana

Desestressando...

O rato com fome, estava na toca e, do lado de fora, ele ouvia:
"Miau... miau".

O tempo passava e ele ainda ouvia:
"Miau... miau... miau".

Depois de várias horas, já cansado, o rato ouviu:
"Au... au... au".

Então deduziu:
"Se tem cachorro lá fora, o gato foi embora..."

Saiu disparado em busca de comida.

Nem bem saiu da toca, o gato CRAU!

Inconformado, já na boca do gato, perguntou:
- Pow gato, que sacanagem eh essa?

E o gato respondeu:
- Meu filho, hoje em dia, nesse mundo globalizado, quem não fala 2 idiomas... morre de fome!!!