sábado, 30 de abril de 2011

Queria um abraço...

De repente deu vontade de um abraço...
Uma vontade de entrelaço, de proximidade, de amizade... sei lá...
Talvez um aconchego que enfatize a vida e amenize as dores...
Que fale sobre os amores, que seja teimoso e, ao mesmo tempo, forte.
Deu vontade de poder rever, saudade de um abraço.

Um abraço que eternize o tempo e preencha todo espaço mas que faça lembrar do carinho, que surge devagarzinho da magia da união dos corpos, das auras... sei lá...

Lembrar do calor das mãos, acariciando as costas, a dizer: "estou aqui."

Lembrar do trançar dos braços envolventes e seguros afirmando:
"Estou com você"...

Lembrar da transfusão de forças com a suavidade do momento... sei lá...
Abraço...abraço...abraço...
Abraço... abraço...abraço...
Abraço..abraço...abraço...
O que importa é a magia deste abraço!

A fusão de energia que harmoniza, integra tudo, e que se traduz no cosmo, no tempo e no espaço. Só sei que agora deu vontade desse abraço...

Que afaste toda e qualquer angústia
Que desperte a lágrima da alegria, e acalme o coração.

Que traduza a amizade, o amor e a emoção...
E, para um abraço assim, só pude pensar em você....
Nessa sua energia, nessa sua sensibilidade, que sabe entender o porquê...
Dessa vontade desse abraço...

Vinícius de Moraes

Almas grandes

Os hindús contam uma história bonita:
No princípio dos tempos, uma grande nuvem espiritual envolvia o mundo constituindo a essência suprema, e cada criança, ao nascer, recebia uma generosa parcela deste misterioso ectoplasma que descia sobre ela e passava a ser sua alma.

Com o passar dos séculos, as populações foram aumentando e já não havia grandes porções de alma para dividir com todos os que nasciam. Então, começaram a aparecer na Terra, milhares, milhões de pessoas com almas pequenas. Mas até hoje, de vez em quando, um engano acontece, e ainda sobra um pedaço maior de alma para determinados seres humanos.

Assim, nascem, aqui... ali, criaturas de almas grandes. Por toda parte, na Terra, em
países diversos, essas pessoas de almas grandes se reconhecem e se atraem ao se verem pela primeira vez. São, em geral, simpáticas, inteligentes, honestas, e se identificam imediatamente umas com as outras, como se fossem irmãs.

Os casos de amor ou amizade à primeira vista, constituem provas concretas de que estas grandes almas existem.

A angústia de viver está em que, no caso de sermos almas grandes, passamos, às vezes,
uma vida inteira sem encontrar nossas parceiras genuínas, aquelas pessoas perfeitamente aptas a se identificarem conosco, a tornarem-se nossas maiores amigas, ou nossas grandes paixões. E podem estar a nossa espera ali na esquina, ou num bairro que não freqüentamos, numa cidade que não visitamos.

As pessoas deveriam falar com todos, sem constrangimentos, e tentar aproximações novas e freqüentes. O mundo seria bem melhor se qualquer pessoa desconhecida dissesse em plena rua:

- Taí...gostei de você... Quer ser meu amigo?

Citações "O vendedor de sonhos"

Sem sonhos, os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão.

O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo.

Quem não é generoso consigo mesmo jamais o será com os outros. Quem cobra muito de si mesmo é um carrasco dos outros.

A generosidade é um dos maiores sonhos que devemos difundir no grande “caos social”.

Generosidade é uma palavra que habita os dicionários, mas raramente o coração psíquico.

Só dorme bem quem aprende primeiramente a repousar dentro de si.

É possível fugir dos monstros de fora, mas não dos que temos dentro da mente.

Os egoístas vivem no calabouço das suas angústias, mas os que atuam na dor dos outros aliviam a própria dor.

Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder.

Os que vendem sonhos são como o vento: você ouve a sua voz, mas não sabe de onde ele vem e nem para onde vai.

O importante não é o mapa, mas a caminhada.

Não existem heróis. Todo gigante encontra obstáculos que o transformam em criança.

Se quiserem vender o sonho da solidariedade, terão de aprender a enxergar as lágrimas nunca choradas, as angústias nunca verbalizadas, os temores que nunca contraíram os músculos da face.

Nunca procurei meu filho e lhe perguntei quais eram seus temores ou suas mais marcantes frustações.

Impus regras para eles, lhe apontei erros, mas jamais vendi sonhos de que sou um ser humano que precisa conhecê-lo e precisa ser amado por ele.

Nunca procurei um aluno que expressasse um ar de tristeza, irritabilidade ou indiferença.

Mas a vida me ensinou...

Somos criativos em excluir, mas inábeis em incluir.

Começamos a entender que, quando somos frágeis, aí é que nos tornamos fortes.

Não existem pessoas imprestáveis, mas pessoas mal valorizadas, mal utilizadas, mal exploradas.

O ser humano morre não quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante.

Aprenda que uma pessoa pode ferir seu corpo, mais jamais poderá ferir sua emoção, a não ser que você permita.

A vida se extingue rapidamente no parêntese do tempo. Vivê-la lenta e deslumbradamente é o grande desafio dos mortais.

livro: “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury

Que Deus te cuide!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Passagem do virtual para o real

Para muitos, a passagem do virtual para o real é bastante dura. Para outros, impossível. Lembro-me dela, que não era ela, era ele. Lembro-me dele que não tinha charme algum, embora fosse um verdadeiro Don Juan no virtual. Sabia muito bem lidar com as palavras escritas.

Lembro-me de toda aquela falsa alegria que vários deixaram transparecer durante anos através das letras e que, no real, rolou ladeira abaixo. Lembro-me de opções sexuais que não eram verdadeiras e de amizades que não foram sinceras.

Lembro-me daquela loura fatal, sexy,, sensual que enviava sempre suas fotos causando frisson em muitos. Trinta, trinta e cinco anos, talvez? Não. Já era avó e beirava seus setenta anos. As tais fotos eram de cerca de trinta anos atrás retocadas por um photoshop.

Lembro-me de críticos literários. Viviam de um sonho que possivelmente jamais concretizaram. Lembro-me dos exaltados, ferozes provocadores. Verdadeiras ovelhinhas no real. Lembro-me de profissões virtuais. Médicos, advogados, engenheiros. Seres reais que sequer tiveram a oportunidade de passar na porta de uma faculdade.

Lembro-me dos donos da verdade virtuais, apenas virtuais. No real, não tinham opinião a respeito de nada. Perdiam-se dentro das suas próprias dúvidas. Lembro-me dos intelectuais, vários, a maioria de porta de buteco. Lembro-me de amores que jamais passaram para o real pois no virtual já eram impossíveis. Se bem que necessários.

Lembro-me do caráter dos seres virtuais. Como distinguir os bons e os maus? Ainda não existe em nenhum computador uma peça que se encaixe e faça uma luz vermelha ou verde piscar a cada e-mail que entra na nossa caixa de correio nos dando a informação que precisamos.

Lembro-me dela que tomou ele da outra e dessa mesma outra que nunca foi dele. Mas havia quem dissesse – Ele é meu! Ela é minha! No virtual, ninguém nunca foi de ninguém e quando chegaram ao real, poucos foram de alguém.

Lembro-me dos formadores de opinião e das vaquinhas de presépio. Lembro-me da unanimidade virtual, talvez a única coisa real. Lembro-me de enigmas. É assim ou assado? É falso ou verdadeiro? E lembro-me dos especialistas em enganar, trapacear, provocar.

Lembro-me dos ofendidos, feridos que sangravam virtualmente até não poder mais. Lembro-me das doenças virtuais (?), das mortes (?), das fugas e dos sumiços. Seres que nem mesmo no virtual conseguiram sustentar seus personagens. Lembro-me dos ódios e intrigas. Quem seria o vilão e a vítima? Jamais saberei.

Lembro-me de mim, em meio a um tiroteio invisível e a um carinho duvidoso. Lembro-me tão bem das carências excessivas que desabrochavam em palavras dolorosas. Lembro-me da criança que era um adulto e do adulto que era uma criança. Lembro-se da ofensa, da necessidade de denegrir a imagem de pessoas que incomodavam as outras pelos simples fato de se destacarem virtualmente.

Lembro-me finalmente, que o virtual jamais conseguiu ser real e que o real vivia a anos luz do virtual. Depois de lembrar-me de tudo isso chego à conclusão que apenas sei que nada sei sobre o mundo virtual, assim como ninguém sabe.

Texto: Silvana Duboc

O amor não acaba...

Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?

O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são substituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades.

O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos.

Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas.

O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos.

O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.

O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice.

Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

Texto: Martha Medeiros

De malas prontas

Tenho e sempre tive a convicção de que esta vida aqui é uma estação de uma longa viagem de origem e destino desconhecidos.

Mas todas as vidas, a minha, a sua, a de todos, passam pelo mesmo caminho que leva
ao crescimento humano e espiritual.

Tem quem queira prosseguir a viagem.
Tem quem queira passar voando pela estrada.
Tem quem queira interrompê-la abruptamente.
Tem quem passe alheio a tudo, até mesmo à vida.

Esse aí não vive na verdade… passa o tempo inteiro da viagem sentado a beira do caminho. Sem aprender, sem progredir… sem crescer. Não viaja, nem vive… só sobrevive.

Pra alguns a viagem é curta… nem chega a desembarcar, embarca de volta. Pra outros a viagem é loooonga!

Há quem leve na bagagem experiências ruins e aprenda com elas. N’outras bagagens as experiências ruins se transformam em peso… pesam muito, viram mágoa e se transformam em doença.

Na minha bagagem, as experiências ruins transformo em aprendizado. Isso as tornam leves.

Na minha estrada observo cada pedrinha do caminho. O sol, a chuva, as folhas, as plantas, animais.

Sou feliz por viver, por respirar, andar, enxergar, poder falar, ter corpo perfeito, cérebro que funciona, mente que trabalha.

Observo especialmente o ser humano e suas diversas vestes. Não as do corpo… porque são irrelevantes. Mas as da alma.

A veste da cultura pode encobrir uma personalidade bronca, rude, vazia, egoísta. O ouro, a riqueza… podem encobrir a pobreza extrema do espírito.

Em contrapartida a veste da simplicidade pode encobrir um espírito de um estado de nobreza irretocável, sutil, de uma elevação indescritível.

Quando chega o fim de ano é tempo de repensar. Reavaliar o que foi feito durante um ano inteiro e sobre o que se pretende mudar. Quando chega o Ano novo é hora de novos sonhos, novas auto–propostas.

Não adianta sonhar, ter um reveillon maravilhoso, se não houver um reveillon íntimo.
Roupas não vão vestir nem o meu nem o seu futuro. Não importa se vou passar de branco, de prata, numa festa em família, vendo a queima de fogos... com champanhe, num lugar chiquérrimo, na montanha, à beira da praia ou num barracãozinho.

Nem o cenário nem o figurino são essenciais... são meros detalhes. Não importa se vou virar o ano dormindo. Só não posso dormir por mais um ano. Fechar os olhos aos meus objetivos, às minhas metas, ao meu melhoramento. Se eu fizer isso não será um ano novo. Não será nada além de “mais um novo ano velho”.

Fecho o ano agradecendo. Agradecendo a chance de existir, de respirar, andar, enxergar. Ter tido o privilégio de ser trazida a terra pelos meus anjos: pai e mãe.
Ter uma família especial, ter tido uma infância de sonhos e oportunidade de aprendizado de vida, de valor imensurável.

Oportunidade de ter saúde bastante para dar vida à outra vida.
Oportunidade de trabalho, sob todos os ângulos.
Pela oportunidade da queda que ensina a levantar...
Pela oportunidade dos enganos, pra aprimorar escolhas.

Pela tentativa constante e incansável de manter mãos e coração limpos. Pela presença de pessoas que me amam e a quem amo também.

E o presente de amigos “presentes”, os mais distantes, os de sempre e os que chegaram de surpresa. Estou pronta pra me revisar... me reavaliar. Estou de malas prontas.

Faça as malas você também... deixe pra trás o que você não conseguiu melhorar. Melhore-se, melhore a vida de quem puder... melhore o seu jeito de olhar e agir com o outro, com o mundo.

Siga em frente e boa viagem!

Magaly Reinaldo

Que eu...

Que eu continue a acreditar no outro, mesmo sabendo de alguns valores tão estranhos que permeiam o mundo!

Que eu pratique sempre mais o sentimento de justiça, mesmo em meio à turbulência dos interesses!

Que eu continue com a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, uma lição difícil de ser aprendida!

Que eu não perca o meu forte abraço e o distribua sempre; que eu perpetue a beleza e o brilho de ver, mesmo sabendo que as lágrimas também brotam dos meus olhos!

E que eu manifeste o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige muito para manter sua harmonia!

Que eu retroalimente minha garra, mesmo  sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o sucesso e a alegria.

Que eu permaneça com a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles vão indo embora de nossas vidas!

Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, sentir, entender ou utilizar esta ajuda!

Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que os desafios são inúmeros ao longo do caminho!

Que eu continue otimista... mesmo sabendo que o futuro que nos espera nem sempre é tão alegre!

Que eu exteriorize a vontade de amar, entendendo que amar não é sentimento de posse... É sentimento de doação!

Que eu sustente  a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo, escurecem meus olhos!

Que eu atenda sempre mais a minha intuição, que sinaliza o que de mais autêntico possuo!

Que eu retroalimente minha garra, mesmo  sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o Sucesso e a Alegria.

E, acima de tudo... Que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte desta maravilhosa teia chamada Vida, criada por Alguém bem superior a todos nós!

Chico Xavier

Com o tempo...

Com o tempo...
Você aprende que estar com alguém, só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...

Com o tempo...
Você se dará conta que casar só porque “está na hora”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

Com o tempo...
Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...

Com o tempo...
Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora vai desejar não voltar a vê-la..

Com o tempo...
Você se dará conta de que ter amigos vale mais do que qualquer montante em dinheiro...

...e entende que os “verdadeiros amigos” se contam nos dedos, e que aquele que não luta para tê-los, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

Com o tempo...
Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva podem continuar a magoar a quem você disse durante toda a vida...

Com o tempo...
Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, somente as “almas grandes” conseguem...

Com o tempo...
Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...

Com o tempo...
Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa é insubstituível e única...

Com o tempo...
Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...

Com o tempo...
Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno do amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

Com o tempo...
Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...

Com o tempo...
Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...

Com o tempo...
Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama ou dizer que sente falta, dizer que precisa ou que quer ser... Junto de um caixão...

...deixa de fazer sentido...

Por isso, recorde sempre estas palavras:
“O HOMEM TORNA-SE VELHO MUITO RÁPIDO E SÁBIO DEMASIADO TARDE”, exatamente quando:
“JÁ NÃO HÁ TEMPO”

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”
SALMOS 90:12

Sorria e seja feliz!
Você merece, e isso,só depende de você!

Que Deus abençôe seu dia!!!

A consciência de sua missão

Freqüentemente, eu me pergunto:

"O que cada um de nós está fazendo neste planeta?"

Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível as horas e os minutos, esse filme é bobo. Tenho certeza de que existe um sentido melhor em tudo o que vivemos.

Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem, basicamente, dois motivos:

Evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor.

Todos os nossos bens, na verdade, não são nossos. Somos apenas as nossas almas. E devemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para nos aprimorarmos como pessoas.

Portanto, lembre-se sempre que os seus fracassos são sempre os melhores professores
e que é nos momentos difíceis que as pessoas precisam encontrar uma razão maior para continuar em frente.

As nossas ações, especialmente quando temos de nos superar, fazem de nós pessoas melhores. A  nossa capacidade de resistir às tentações, aos desânimos, para continuar o caminho, é que nos torna pessoas especiais.

Ninguém veio a essa vida com a missão de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor.
Ganhar dinheiro, ter bom padrão de vida e alimentar-se bem fazem parte da vida, mas, não podem ser a razão de viver.

Tenho certeza de que pessoas como Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier, Betinho e tantos(as) outros(as) anônimos(as), que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, não estavam motivadas pela idéia de ganhar dinheiro.

O que move, então, essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, sem jamais desistir?

A resposta é uma só:
A CONSCIÊNCIA DE SUA MISSÃO NESTA VIDA.

Quando você tem a consciência de que, através do seu trabalho, está realizando sua missão, você desenvolve uma força extra, capaz de levá-lo ao cume da montanha mais alta do planeta. Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência, pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida.
E quando chega no final do caminho percebe que o caixão não tem gavetas e que só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.

Se você tem estado angustiado sem motivo aparente, está aí um aviso para parar e refletir sobre o seu estilo de vida.

Responda com honestidade:
Como você vem tratando
seus pais...
seus irmãos...
seus filhos...
seus amores...
e seus amigos?

Como anda sua disposição para “emprestar” sua atenção a quem precisa desabafar sua dor, a quem precisa receber um gesto de carinho?

Você está engajado em algum movimento voluntariado?

Você tem reservado pelo menos cinco minutinhos diários para ter um diálogo sincero com você mesmo?

Você tem agradecido a Deus pelo milagre de sua vida e por todos os “anjos” que Ele coloca em seu caminho?

Escute a sua alma:
Ela tem a orientação correta sobre qual o caminho a seguir...

Tudo na vida é um convite para o avanço e a conquista de valores, na harmonia e na glória do bem.

E lembra-te:
“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.”

Tenho sido, nesta vida, um buscador de minha luz. Por isso tenho encontrado nesta caminhada, mais sombras internas do que a minha tão esperada luz! O passar dos anos, o tempo, a vivência do dia-a-dia vão me ensinando que por trás de toda sombra que sempre aparece e enfrento, dá-se automaticamente o sentimento da libertação, a percepção da existência da minha plenitude, da minha parte melhor:

o meu Eu divino.

A parte mais importante do corpo

Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse:
- Minhas orelhas, mãe.
- Não, disse ela. Muitas pessoas são surdas... Mas continue pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar.

Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.

Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correta.

Assim, desta vez eu lhe disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.

Eu havia errado outra vez! Ela me olhou e disse:
- Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas...

Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo. Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha, ela retrucava:
- Não... Mas você está ficando mais esperta a cada ano.

Então, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar. Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao vovô, e me perguntou:
- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?

Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre achei que era apenas um jogo entre nós duas.
- Hoje é o dia em que você necessita aprender esta importante lição, disse ela.

Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante são seus ombros.

Intrigada, perguntei:
- Porque eles sustentam minha cabeça?
- Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.

Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante. Descobri, também, a importância de ser "simpático" à dor dos outros. Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.
- Espero que você tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar – disse minha mãe.

Sempre que recordo este fato, lembro da seguinte citação:

“As pessoas esquecerão do que você disse... esquecerão do que você fez... mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir.”

“Os bons amigos são como estrelas... você nem sempre as vê, mas sabe que sempre estão lá.”

A urgência de viver

O que você fez HOJE é muito importante, porque você está trocando um dia de sua vida por isso.

Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã.

Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.

Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.

Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminuía a alegria de dar espontaneamente.

Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. Quem sabe quão logo será tarde demais?

Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã.

Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenhar no palco.

Deus também está esperando nós pararmos de esperar...

Esperando que comecemos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.

É hora de VIVER!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um "pouquito" de Charles Chaplin

Tua caminhada ainda não terminou...
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.

Se amanhã sentires saudades
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória...
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.

É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.

Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.

Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.

Charles Chaplin

Vídeo: Pássaro de fogo

Mulheres são como árvores

Elas fincam raízes no solo dos nossos corações, têm paciência e capricho com o próprio crescimento. Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias.

Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe. Outras - aquelas que não dão frutos - oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso. Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força e da fé, acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite.

Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria, não importa... Seus corações voam alto o suficiente para escutar mais de perto os recados do céu.

Elas oxigenam as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios e até as matas... Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, valorizam e protegem seus ninhos.

Suportam melhor a solidão e as dificuldades que a vida às vezes nos impõe; no mundo, elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.

Todas as mulheres são árvores, e que lindas florestas elas fazem!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Você...

É UM SENTIMENTO ESCONDIDO
QUE JAMAIS POSSO EXPLICAR
É MINHA ALMA QUE PEDE
E NÃO SEI ONDE BUSCAR.

É UM FOGO QUE ME QUEIMA
E NÃO SEI COMO APAGAR
É MINHA ALMA QUE CHORA
E NÃO SEI COMO CALAR.

É UMA BRISA QUE ME TOCA
E O TEU CORPO ME TOMA
É UM PERFUME QUE ME INVADE
SEM DISTINGUIR O AROMA.

É TUDO QUE EU QUERO
MAS NÃO POSSO TE QUERER
O MEU CORAÇÃO RECLAMA
POR QUE FUI TE CONHECER!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sempre há um lugar

Cabe no calor de seu abraço
O fim da tristeza de um amigo
O recomeçar do que foi um fracasso
Sonhos que ao tempo foram vendidos

Renova-se no brilho de seu sorriso
O despertar do raiar de um novo dia
Como novas portas de um paraíso
Que se abrem ao reencontrar a alegria

Conquista-se com seu olhar
A confiança para mesmo com obstáculos prosseguir
Auto-estima para nunca renunciar o poder continuar
Quando muitos pensaram em desistir

Floresce em sua mente
Idéias que podem o mundo mudar
Projetos que só de você dependem
Para a vida antes esquecida se modificar

Encontra-se em seu coração
A força que precisa para vencer
Entusiasmo para encarar qualquer situação
E a essência Divina para viver!

Autor: Jorge Jacinto da Silva Junior

sábado, 23 de abril de 2011

Prece de Quaresma

SENHOR, que neste tempo de conversão e de purificação Tua divina Palavra encontre ressonância em mim!

Que ao seguir as práticas do jejum, da esmola e da oração, palmilhe caminhos de interioridade e de fraternidade!

Passados tantos anos e vencidas diferentes etapas do meu viver, serenamente contemple Tua imagem na Cruz da Redenção e agradeça a grande misericórdia e imenso amor.

Creio Senhor, que misteriosamente continuas a caminhar comigo.

Nas alternâncias de trevas e de luz, sigo confiante na Tua promessa de permaneceres comigo e para sempre.

Adoro Tua Pessoa divina em meu santuário de paz interior onde, com calma, fecho as pétalas da alma e te acolho, como uma flor, que recebe a brisa suave, o sereno e o beijo do sol.

Preciso de tua ajuda, Senhor, durante esse tempo abençoado que precede a celebração de Tua gloriosa Ressurreição.

Ilumina-me, purifica-me e fortalece-me na fonte de Tua Graça!

Que eu saiba desvencilhar-me de pensamentos, sentimentos, palavras e ações que não me levam a Ti.

E passe tantas coisas que faltam aos meus irmãos.

Fica comigo, Senhor, quando olho para o Céu, em prece, e quando estendo as mãos em gestos de solidariedade e paz.

Que em mim, o Pai e os irmãos possa ver a Ti.

A todos os meus desejos de harmonia, de paz e de bem e os Anjos da Ressurreição digam: A M É M !

Texto: Irmã Zuleides Andrade – ASCJ

sexta-feira, 22 de abril de 2011

De Deus para nós

Um dia pedi a DEUS instruções para viver na Terra...

DEUS encostou a sua boca ao meu ouvido e disse:
Sê como o Sol... Levanta-te cedo e não te deites tarde!

Sê como a lua... brilha na obscuridade
Porém se submete à luz principal!

Sê como os pássaros...
Come, bebe, canta e voa!

Sê como as flores...
Enamoradas pelo sol, porém fiéis às suas raízes.

Sê obediente e fiel ao teu DEUS...
Mais do que os animais de estimação são ao seus donos!

Sê como a fruta...
Bela por fora e saborosa por dentro.

Sê como o dia...
Que chega e parte, sem querer dar nas vistas!

Sê como o oásis...
Dá a tua água ao sedento.

Sê como a lanterna...
Mesmo pequena emite luz própria.

Sê como a água...
Boa e transparente!

Sê como o rio...
Caminha e dá caminho!

E acima de tudo...
Sê como o céu
A MORADA DE DEUS!

Tu és o meu DEUS...
Ensina-me a fazer a Tua vontade
Que o Teu bondoso espírito
Me guie pelo caminho reto. Salmo 143:10

Senhor:
Não permitas que me deixe ficar onde estou...
Ajuda-me Senhor, a chegar onde Tu esperas que eu chegue!

Que ensinamento aprendeste hoje?

Feliz Páscoa!

Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Só adorava procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia.

Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus? Ou a fuga dos hebreus do Egito comandada por Moisés?

Agora sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias.

O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias.

Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole.

A fuga dos hebreus é o fim da escravidão de um povo. A escravidão equivale à morte,
escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida.
Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo.

Por fim, Jesus é a ressurreição.

Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida; que a Páscoa nos relembra.

A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia.

Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Páscoa é dia de renascer.

Hora de Acordar...

No dia a dia descortinam-se
Barreiras de indiferenças
Do homem para com seus semelhantes
Do homem para com a Natureza
Do homem para com a Humanidade...

Criados para o amor
Temos nos refugiado na descrença
Criados para viver
Temos nos aperfeiçoado no matar ou morrer...

Criados para a luz
Inventamos – no egoísmo – na falta da sensibilidade
A escuridão para a vida!

Noites sombrias de embriaguez
- em loucos delírios –
Aumentamos o vazio da existência...

Criados para a alegria
Nos perdemos para a satisfação do momento
No nosso labirinto íntimo...

Não seja indiferente...
Ouça o chamado... vem... vem, agora!
Saia de dentro de ti
Da prisão de tua frieza
Da escuridão que te cobre...

Vem!
Vem, para fora!
Saia do teu íntimo egoísta
Reveste a alegria e da liberdade
Na construção de um mundo de PAZ!

Vem!
Te chamo.... Chamo a ti e a todos
Está na hora de acordar
Está na hora de jogar para o escanteio
A fome, a miséria, a injustiça e a guerra
E tantas outras violências...

Vem!
Te espero e te busco nesta caminhada!
Abra os olhos e o coração
Para partilharmos o incomensurável dom da vida
Que recebemos!

Delasnieve Daspet

A vontade de Deus

Gostaria de conhecer o autor do texto que vem a seguir. Com muita propriedade e grande dose de inspiração, ele conseguiu colocar em um pequeno espaço, riqueza de conceitos digna de um pequeno quadro.

A vontade de Deus nunca irá levá-lo
Aonde a graça de Deus não possa guardá-lo
Aonde os braços de Deus não possam sustentá-lo
Aonde as riquezas de Deus
Não possam suprir suas necessidades
Aonde o poder de Deus não possa capacitá-lo.

A vontade de Deus nunca irá levá-lo
Aonde o espírito de Deus
Não possa operar por seu intermédio
Aonde a sabedoria de Deus não possa ensiná-lo
Aonde o exército de Deus não possa protegê-lo
Aonde as mãos de Deus não possam moldá-lo.

A vontade de Deus nunca irá levá-lo
Aonde o amor de Deus não possa envolvê-lo
Aonde a misericórdia de Deus não possa animá-lo
Aonde a paz de Deus não possa acalmar seus temores
Aonde a autoridade de Deus não possa dominá-lo.

A vontade de Deus não irá levá-lo
Aonde o consolo de Deus
Não possa secar suas lágrimas
Aonde a Palavra de Deus não possa alimentá-lo
Aonde os milagres de Deus
Não possam ser operados em você
Aonde a onipresença de Deus não possa encontrá-lo.

Há sempre um longo caminho a percorrer quando falamos sobre a vontade de Deus para nossa vida. Gostaríamos de ter um ponto de chegada, mesmo que não vejamos claramente o fim da jornada. Nem sempre é assim. Mas podemos ter certeza de que Deus tem os melhores planos para nós.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Paixão

Nunca consegui dimensionar o sofrimento do homem Jesus Cristo. Pessoas de minha geração leram e lêem a Bíblia. Muitos, praticam os ensinamentos. Acho que me faltava a fé. A fé no imponderável. A fé no onisciente. A fé que do amor faz bastar as dúvidas e tornar a paixão incomensurável. Como é que, eu, pés de barro, poderia entender esse amor, essa entrega, esse sacrifício, essa doação?

Num louco momento, ouso, ( todo poeta ousa sonhar e imaginar coisas impossíveis e vãs ), pois é, ouso comparar nossas vidas com a vida de Jesus. Ouso confrontar nossos sofrimentos com os Seus. A nossa morte diária com a Sua. Coloco-me frente a vida, olho-me no espelho de minha consciência, avalio minhas cicatrizes, as cicatrizes que a vida nos deixa...

Por que Ele morreu por mim?
Eu seria capaz de morrer por alguém?
Como entender esse amor?
Como aceitar essa doação?
Tantas coisas questionamos nas coisas que vemos no dia a dia...

Lá na rua jaz, em poças de sangue, uma criança de seus quinze anos... Seu corpo franzino, humilde, tatuado, encontra-se abandonado.. ao léu, carente de uma atenção que não lhe foi dada! A violência está em todos os nossos momentos e atos, sintomático resultado da desagregação social, do desajuste familiar, da exclusão, pela falta de ocupação...

É Jesus que tem sua paixão diária em todos os lugares do mundo?
É Jesus quem morre todo momento na situação endêmica em que vivemos ?
É Jesus quem morre com o fracasso do ser humano... com o fracasso do amor?!
Ou somos nós a morrermos na solidão do dia a dia e na falta da compaixão por nós?
Ou nem sabemos amar?
Só pode entender o amor da Paixão quem saiba amar, quem olhar o semelhante como a si mesmo. Há tanto a aprender.
Há tanto a perdoar.
Há tanto a amar e a viver o sonho da vida.

Delasnieve Daspet

Lição de vida para o Ocidente

A carta abaixo foi escrita por um imigrante vietnamita que é policial no Japão (Fukushima). Foi enviada a um jornal em Shangai que traduziu e publicou. Eu procurei ser o mais fiel possível ao texto original. Espero que gostem!

Querido irmão,

Como estão você e sua família? Estes últimos dias tem sido um verdadeiro caos.
Quando fecho meus olhos, vejo cadáveres e quando os abro, também vejo cadáveres.
Cada um de nós está trabalhando umas 20 horas por dia e mesmo assim, gostaria que houvesse 48 horas no dia para poder continuar ajudar e resgatar as pessoas. Estamos sem água e eletricidade e as porções de comida estão quase a zero. Mal conseguimos mudar os refugiados e logo há ordens para mudá-los para outros lugares. Atualmente estou em Fukushima – a uns 25 quilômetros da usina nuclear. Tenho tanto a contar que se fosse contar tudo, essa carta se tornaria um verdadeiro romance sobre relações humanas e comportamentos durante tempos de crise. As pessoas aqui permanecem calmas – seu senso de dignidade e seu comportamento são muito bons – assim, as coisas não são tão ruins como poderiam. Entretanto, mais uma semana, não posso garantir que as coisas não cheguem a um ponto onde não poderemos dar proteção e manter a ordem de forma apropriada. Afinal de contas, eles são humanos e quando a fome e a sede se sobrepõem à dignidade, eles farão o que tiver que ser feito para conseguir comida e água. O governo está tentando fornecer suprimentos pelo ar enviando comida e medicamentos, mas é como jogar um pouco de sal no oceano. Irmão querido, houve um incidente realmente tocante que envolveu um garotinho japonês que ensinou um adulto como eu uma lição de como se comportar como um verdadeiro ser humano. Ontem à noite fui enviado para uma escola infantil para ajudar uma organização de caridade a distribuir comida aos refugiados. Era uma fila muito longa que ia longe. Vi um garotinho de uns 9 anos. Ele estava usando uma camiseta e um par de shorts. Estava ficando muito frio e o garoto estava no final da fila. Fiquei preocupado se, ao chegar sua vez, poderia não haver mais comida. Fui falar com ele. Ele disse que estava na escola quando o terremoto ocorreu. Seu pai trabalhava perto e estava se dirigindo para a escola. O garoto estava no terraço do terceiro andar quando viu a tsunami levar o carro do seu pai. Perguntei sobre sua mãe. Ele disse que sua casa era bem perto da praia e que sua mãe e sua irmãzinha provavelmente não sobreviveram. Ele virou a cabeça para limpar uma lágrima quando perguntei sobre sua família. O garoto estava tremendo. Tirei minha jaqueta de policial e coloquei sobre ele. Foi ai que a minha bolsa de comida caiu. Peguei-a e dei-a a ele. “Quando chegar a sua vez, a comida pode ter acabado. Assim, aqui está a minha porção. Eu já comi. Por que você não come”? Ele pegou a minha comida e fez uma reverência. Pensei que ele iria comer imediatamente, mas ele não o fez. Pegou a bolsa de comida, foi até o início da fila e colocou-a onde todas as outras comidas estavam esperando para serem distribuídas. Fiquei chocado. Perguntei-lhe por que ele não havia comido ao invés de colocar a comida na pilha de comida para distribuição. Ele respondeu: “Porque vejo pessoas com mais fome que eu. Se eu colocar a comida lá, eles irão distribuir a comida mais igualmente”. Quando ouvi aquilo, me virei para que as pessoas não me vissem chorar. Uma sociedade que pode produzir uma pessoa de 9 anos que compreende o conceito de sacrifício para o bem maior deve ser uma grande sociedade, um grande povo. Bem, envie minhas saudações a sua família.

Tenho que ir, meu plantão já começou.

Ha Minh Thanh

Vejam que interessante - morreram mais de 15 mil pessoas no Japão - em dois desastres que fazem com que as nossas enchentes sejam coisas evitáveis (e são, basta as pessoas terem vergonha na cara!). O que podemos aprender com o Japão?

DEZ COISAS A SEREM APRENDIDAS PELO JAPÃO

1 – A CALMA

Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.

2 – A DIGNIDADE

Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.

3 – A HABILIDADE

Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.

4 – A SOLIDARIEDADE

As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.

5 – A ORDEM

Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.

6 – O SACRIFÍCIO

Cinqüenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?

7 – A TERNURA

Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.

8 – O TREINAMENTO

Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.

9 – A IMPRENSA

Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas reportagens calmas dos fatos.

10 – A CONSCIÊNCIA

Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saíam calmamente.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Os problemas pessoais

De que tamanho são os seus problemas? Você acredita que eles sejam maiores do que os de quaisquer outras pessoas? Habitualmente, quando atravessamos dificuldades, ocorre de as vermos como intransponíveis e insolúveis o que concorre para estabelecer painéis de maior tristeza e dor.

A propósito, nos recordamos da história de uma garota que costumava desesperar-se ante pequenos contratempos que lhe adviessem. Preocupado, seu pai convidou-a, certo dia, a dar um longo passeio montanha acima.

A subida íngreme exigiu esforço, compensado pela vista maravilhosa da paisagem, que permitia descobrir velhas árvores coloridas de um verde espetacular, a cachoeira que descia caprichosa, esparramando-se pela encosta, cantando docemente, enquanto lavava as pedras do caminho.

A tudo a pequena ia observando, entre surpresa e extasiada. O pai se permitia, vez por outra, observações ponderadas a respeito da grandeza de Deus, o Excelente Artista que assim tudo dispusera, naqueles quadros magníficos.

Chegados ao cimo da montanha, o pai convidou a filha a olhar para baixo, falando do que via. Ela se admirou de ver as pessoas se movendo lá na cidade, quais pequenas formigas. As casas pareciam caixinhas de fósforos, caprichosamente dispostas ao longo de cercas minúsculas.

As árvores tinham o porte de raminhos verdes, espetados na terra. Os carros semelhavam brinquedos comandados à distância, por controle remoto.

- Percebeu como as coisas são pequenas, vistas daqui do alto? - perguntou o pai.

- Esta é uma técnica que sempre utilizo quando me vejo em meio a muitos problemas. Subo a montanha e, vendo tudo tão pequeno, começo a pensar que os meus problemas devem ser vistos assim: como alguém que olha as coisas de cima de uma montanha. Tudo então fica mais fácil.

- Mas quando você sobe pai, os problemas não sobem junto?

- Não, respondeu ele. Na medida em que eu subo, creio que eles não têm resistência, ficam cansados. Quando chego cá em cima, maravilhado com tanta beleza, eles já estão sem fôlego, perdidos pelo caminho. Daí, respiro o ar puro e me disponho a transpirar no trabalho, esforçando-me por superar os obstáculos. Não se esqueça, finalizou, de olhar as coisas difíceis da vida, como quem sobe uma montanha e passa a ver melhor as coisas, lá de cima.

* * *

Semelhantes ao fato narrado busquem olhar os obstáculos de um ângulo mais elevado. Subamos a montanha da oração, buscando o auxílio Superior e, então, contemplemos a problemática que nos atinge com olhos diferentes, olhos que traduzam a certeza de que não nos encontramos ao desamparo, em momento algum.

Certeza de quem sabe que ao se escalar a montanha da prece, rumando para cima, do Alto fulgem bênçãos de socorro, paz e harmonia que nos ajudam a superar os percalços do caminho.

* * *

Ninguém recebe peso superior ao que possam suportar seus ombros.

E Jesus prossegue, nos dias da atualidade, convidando os enfermos e aflitos ao Seu regaço, dizendo: Vinde a Mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Os aflitos são os que padecem dores morais, decepções, tristeza, angústia. E sobrecarregados são os que atravessam as dificuldades físicas, doenças, pobreza, entre outras.

Redação do Momento Espírita

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um menor abandonado

- Hei!... Olhe para mim, toque em minha mão, sinta o calor do meu corpo, estou aqui,
eu existo, ainda resta um brilho em meu olhar.

Não sinta nojo de mim, nem sei de onde vim, só sei do frio nos bancos de praça, vendo os pés das pessoas passando sem me olhar.

Às vezes penso que sou um lixo posto fora, como um papel amassado e jogado na calçada.

Outro dia vi minha imagem na vitrine de uma loja...
Eu sou tão pequeno, não tenha medo...

- Sabe tio! Eu tenho tanta vontade de sentar em algum colo, destes que estão aí na praça, vazios e encostar minha cabeça em seu peito, ouvir seu coração batendo, beijar seu rosto, sentir suas mãos em meus cabelos, mas ninguém parece se importar com isso.

Esta manhã um vovô alimentava os pombos, corri até ele com os braços abertos, mas fui mandando embora, pois não queria que espantasse os bichinhos. Nestas horas eu queria ser uma pombinha, talvez assim alguém gostasse de mim e eu não choraria todos os dias, pois é muito triste não ter o amor das pessoas.

Mas hoje não senti frio!...
O dia estava lindo, não chorei, pois apareceu um homem de roupa branca, barba, com a bondade no olhar, pegou minha mão e disse-me:
- Vim te buscar filho!...
Você é muito importante para todos nós.

Fiquei muito feliz ao ver que estava flutuando e subindo junto com ele, sem fome,
sem frio e certo de ser amado.

E lá embaixo ficou aquele menino que ninguém queria, inerte, caído, mas com um sorriso nos lábios certo de nunca mais sentir frio, nem fome e de ter todo o amor do mundo para sempre.

(Eudir Nunes)

Caminhada

Às vezes nos sentimos meio perdidos
Sozinhos e sentimos a necessidade de buscar novos
Caminhos para nossas vidas
Nessa caminhada, encontramos muitas pedras
Que lapidadas transformam-se
Em uma jóia preciosa: a experiência!

Encontraremos pessoas mais novas
E com elas reaprenderemos a inocência perdida
Encontraremos pessoas mais idosas
E com elas aprenderemos a ser maduros...

Aprenderemos que o fogo que queima
Também esquenta as noites de frio
Em algum momento nossa caminhada
Será interrompida e aprenderemos que foi apenas
Uma pausa para o descanso da alma...

Às vezes achamos que perdemos algumas pessoas
Mais depois percebemos que elas é que nos perderam
Sentiremos medo e solidão
Mas encontraremos sempre a mão amiga
Daquele que foi crucificado por nós...

E se achamos que a caminhada é longa demais
Temos a garantia do abraço sempre aconchegante
Daqueles que também dariam a vida por nós: nossos pais.

Ao final desta grande caminhada que se chama VIDA
Perceberemos que o que realmente importa
São aquelas coisas que podemos carregar
Dentro de nossos corações.

Portanto, guarde somente os bons sentimentos
Assim chegaremos com o coração leve
E a mala cheia de boas lembranças...

domingo, 17 de abril de 2011

A essência do Yoga

Caminhe em busca da luz interna… se já está cansado de perseguir a felicidade, renuncie a todo tipo de apego, ande na direção do sol… Então, lentamente, olhe para trás, por cima do ombro. A sombra que você perseguia, agora o persegue… O mundo o buscará se você não buscar o mundo – esse é o segredo!

“Você é a essência… não há o que buscar fora… tudo está dentro!"

Aprenda a lição que provém da dor. É uma advertência acerca de algum erro cometido… chegando o sofrimento, aceite-o com alegria, agradeça a Deus e à pessoa que o provocou. Dê as boas vindas a essa pessoa, mas não a imite, fazendo sofrer aos demais. Quando você entra em contato com a sua natureza divina, nada no mundo pode lhe fazer mal…

O mundo náo é terrível nem imperfeito… é perfeito! Você está em processo de fabricação, melhor do que em qualquer grande complexo industrial moderno. Você necessita do sofrimento para conhecer a verdade. Assim como é preciso esquentar o ouro ao máximo e esfriá-lo para que reluza sua pureza, todas as pessoas são purificadas pelo calor do sofrimento. Assim é a vida…

Desligue-se. Todo desejo pessoal é um nó que o aprisiona. Você não tem que renunciar a nada neste mundo, somente a seu apego a ele. Pode possuir coisas, mas não permita que essas coisas se apossem de você. E não acumule mais do que necessita.

Você tem livre arbítrio para fazer o que deseja. Ao fazer algo apenas para o seu benefício, a consequência recairá sobre você. Esta consequência chama-se karma. Se tudo é feito corretamente não há como enfrentar o karma, pois uma ação livre de egoísmo não o produz.

A morte significa mudança de forma, só isso. É inevitável e está acontecendo a cada minuto. Você não é a mesma pessoa que você era a um minuto atrás. Uma parte de você já está morta e uma parte está nascendo… Quando a árvore morre, você obtém tábuas; quando as tábuas morrem, você consegue uma cadeira; quando a cadeira morre, você tem lenha; quando a lenha morre, você tem cinzas… Não há morte alguma!

Você nunca nasceu e nunca vai morrer. Você não tem idade, somente o corpo tem idade. A alma sabe por si própria que é ilimitada e imortal…

O seu corpo é o seu país… cuide de tudo que você ingere, física e mentalmente. Vá ao zoológico e observe os animais. Os carnívoros estão sempre inquietos, rondando à procura da presa, mesmo dentro de suas jaulas. Depois observe os animais vegetarianos… são tão suaves, tão gentis… eles olham para você e sorriem.

Muito do que chamamos de civilização é artificial e insalubre. Nós temos que retornar à vida natural. Isso é Yoga.

Satchidananda, o mestre do Yoga Integral

Revolução da alma

Aristóteles, filósofo grego, escreveu este texto "Revolução da Alma“ no ano 360 a.C., e é eterno.

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da sua vida é você mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida, quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.

Não coloque o objetivo longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos, ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é reflexo do que pensas diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo(a), e seja seu melhor amigo(a) sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.

Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo que está "pronto“ para ser feliz.

Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer.

Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

Deus é culpado?

Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:

- Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer, no dia 11 de setembro?

Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

- Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua bênção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?

- À vista de tantos acontecimentos recentes - ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc... eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas, como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião...

- ... Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém...

- ... Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima, (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: "Um perito nesse assunto deve saber o que está falando".
E então concordamos com ele...

- ... Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos... (há diferença entre disciplinar e tocar)...

- ... Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos, sem ao menos questionar...

- ... Então, foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: "Está bem!"

- ... Então, alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino...

- ... Depois, uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da Internet.  E nós dissemos: "Está bem, isto é democracia, e eles têm o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso."

- ... Agora, nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos aquilo que semeamos!!!

... Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:

"Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?“

- ... A resposta dele:

"Querida, não me deixam entrar nas escolas!"

- ... É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno...

- ... É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue, ensina...

- ... É triste como todo mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina. É triste como alguém diz:

"Eu creio em Deus", mas ainda assim segue a satanás, que por sinal, também "crê" em Deus...“

É engraçado como somos rápidos para julgar, mas não queremos ser julgados!... Como podemos enviar centenas de piadas por e-mail, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!

É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na Internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana...

Você está achando engraçado? Você mesmo pode não querer indicar esta mensagem a muitos de sua lista de amigos, porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado. Não é verdade?

Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...

"Garanto que Ele, que enxerga tudo em nosso coração, está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas."

Passe esta mensagem adiante, se acha que ela tem algum mérito.
Senão, ignore-a...

No mundo encantado

Sei que existe algum lugar
bem distante e enfumaçado
para ninguém encontrar
o belo mundo encantado...

Lá vivem seres pequenos
que se falam por sinais
uns maus e outros serenos
que são os Elementais...

Na água, lindas Ondinas
mergulham e tornam a voltar
parecem doces meninas
que se divertem a nadar...

Durdalas cuidam das flores
com carinho maternal
todas são os seus amores
e ai de quem lhes faz mal...

Dudaméias se escondem
na pedra mais preciosa
muitas vezes se comprimem
em cores azul ou rosa...

Algumas fadas adoram
conversar com os dragões
pois são amigos que moram
no fundo dos corações...

Também Dríades, Miríades
enfeitam toda a floresta
e até se assustam com as Sílfides
em seus bailados de festa...

Caso um pirata no mar
se perca, a caçar baleias
corre o risco de afundar
pelo encanto das sereias...

Ninfas esguias,perfeitas
dançam felizes no ar
são luzinhas satisfeitas
a sorrir e a cantar...

Gnomos muito engraçados
se escondem sob a terra
E ali ficam disfarçados
guardando o que lá se encerra...

A Salamandra na chama
é difícil de se ver
só mesmo quando se inflama
outros podem perceber...

É preciso relembrar
esse lugar de esperança
Pois quem nele acreditar
há de sempre ser criança!...

autor: Maria Inês Aroeira Braga

Grandes pensadores

"Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro em seu interior." (Dalai Lama)

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)

"Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia."
(William Shakespeare)

"Acho impossível que um indivíduo contemplando o céu possa dizer que não existe um Criador." (Abraham Lincoln)

"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry)

"O coração tem razões que a própria razão desconhece." (Blaise Pascal)

"Examina bem os teus pensamentos, e se os vires puros, puro será também o teu coração." (Confúcio)

"É justo que Deus, tão puro, se revele apenas aos que purificaram o seu coração."
(Blaise Pascal)

"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."
(Santo Agostinho)

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine." (São Paulo)

"O que nós somos é o presente de Deus a nós. O que nós nos tornamos é nosso presente a Deus." (Eleanor Powell)

"Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder."
(John Wesley)

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."
(Mahatma Gandhi)

"A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus." (Emmanuel)

"Viver sem amar não é realmente viver." (Molière)

"A medida do amor é amar sem medida." (Santo Agostinho)

"Temer o amor é temer a vida, e aqueles que temem a vida já estão praticamente mortos." (Bertrand Russell)

"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é; ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é." (Victor Hugo)

"A vida nos ensinou que o amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim olhar juntos para fora na mesma direção." (Antoine de Saint Exupéry)

Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus." (Mahatma Gandhi)

"O reino de Deus está dentro de vós." (Jesus Cristo)

sábado, 16 de abril de 2011

Todas as horas

Para quem volta o seu pensamento
às obras belas do Criador
não há um instante, não há momento
que não contenha o mais puro amor.

Todas as horas são de beleza
porque deslumbra-se o humano olhar
com a aquarela da natureza
que só o poeta sabe cantar.

É a voz de Deus que se manifesta
vestindo a terra de mil primores
Tudo se agita, canta a floresta
e, nas campinas, abrem-se as flores.

Vinda de longe, também a brisa
busca refúgio nos arvoredos
enquanto a luna - nívea poetisa
exprime em versos os seus segredos.

Passam, festivas, tardes e auroras
noites repletas de encantamento
vertem poesias todas as horas
fala em ternura o rumor do vento...

Envolve a terra febril desejo
hino frenético, milenar
até na choça do sertanejo
tudo parece florir... cantar!

O homem se debruça em amores
pena que só demonstre nesta época
já que o AMOR devia ser também
celebrado em TODAS AS HORAS.

Delasnieve Daspet

A alegria dos outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe:

- Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa.

O que me falta, Chico?

O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu:

- Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo...

A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui.

- É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros".

* * *

Será que já paramos para refletir que todas as grandes almas que estiveram na Terra, estiveram intimamente ligadas com algum tipo de doação?

Será que já percebemos que a caridade esteve presente na vida de todos esses expoentes, missionários que habitaram o planeta?

Sim, todos os Espíritos elevados trazem como objetivo a alegria dos outros. Não se refere o termo, obviamente, à alegria passageira do mundo, que se confunde com euforia, com a satisfação de prazeres imediatos.

Não, essa alegria dos outros, mencionada por Emmanuel, é gerada por aqueles que se doam ao próximo, é criada quando o outro percebe que nos importamos com ele.

É quando o coração sorri de gratidão, sentindo-se amparado por uma força maior, que conta com as mãos carinhosas de todos os homens e mulheres de bem.

Possivelmente, em algum momento, já percebemos como nos faz bem essa alegria dos outros, quando, de alguma forma conseguimos lhes ser úteis, nas pequenas e grandes questões da vida.

Esse júbilo alheio nos preenche o coração de uma forma indescritível. Não conseguimos narrar, não conseguimos colocar em palavras o que se passa em nossa alma, quando nos invade certa paz de consciência por termos feito o bem, de alguma maneira.

É a Lei maior de amor, a Lei soberana do Universo, que da varanda de nossa consciência exala seu perfume inigualável de felicidade.

Toda vez que levamos alegria aos outros a consciência nos abraça, feliz e exuberante, segredando, ao pé de ouvido: É este o caminho... Continue...

* * *

Sejamos nós os que carreguemos sempre o amor nas mãos, distribuindo-o pelo caminho como quem semeia as árvores que nos fará sombra nos dias difíceis e escaldantes.

Sejamos os que carreguemos o amor nos olhos, desejando o bem a todos que passam por nós, purificando a atmosfera tão pesada dos dias de violência atuais.

E lembremos: a alegria dos outros construirá a nossa felicidade.

Redação do Momento Espírita, com base em relato sobre episódio da vida de Francisco Cândido Xavier.